segunda-feira, 3 de maio de 2010

“pré-sal é resultado da retomada da Petrobrás em favor do Brasil”

Considerado o principal responsável pela descoberta de petróleo na camada pré-sal, o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, geólogo e servidor da estatal desde 1965, diz que recebe “com extrema humildade as referências ao meu nome com respeito à grande descoberta do pré-sal no litoral sul e sudeste brasileiro” e afirma que “as descobertas do pré-sal são decorrência direta do próprio governo Lula, que, ao nomear a nova diretoria, iniciou a retomada do posicionamento da Petrobrás em favor do Brasil”. Publicamos, a seguir, seu pronunciamento feito no Encontro Nacional do Partido Pátria Livre (PPL), no dia 21 de abril, em São Paulo.

“Gostaria de externar minha grande honra e a grande satisfação de ter sido convidado para esse encontro do PPL, que marca um ano de fundação do Partido.
“Vi pelas discussões que assisti, na primeira parte deste evento, quanto são nobres e efetivamente patrióticas e nacionalistas as propostas do PPL, com as quais eu me identifico como pessoa e como cidadão brasileiro.

“Nós participamos de uma geração que experimentou, por umas duas ou três décadas, que falar em Pátria era fora de moda, em que o Brasil e o nacionalismo eram combatidos pela grande imprensa, em que a grande imprensa demonizava a atividade política para influenciar nossos jovens, para que eles não entrassem na atividade política.

“Então, eu repito: é com muita honra e satisfação que aceitei o convite e estou participando desta solenidade.

“O primeiro ponto que eu gostaria de tocar é que eu recebo com extrema humildade as referências ao meu nome com respeito à grande descoberta do pré-sal no litoral sul e sudeste brasileiro. Na verdade, as descobertas do pré-sal são decorrência direta do próprio governo Lula, que, ao nomear a nova diretoria, iniciou a retomada do posicionamento da Petrobrás em favor do Brasil. A Petrobrás estava de costas para o Brasil. No governo Lula, Sua Excelência, o presidente da República - e a ministra Dilma, então ministra de Minas e Energia - recolocou a Petrobrás para trabalhar a favor do Brasil. O governo anterior tinha retirado a Petrobrás do Brasil, tentando inclusive mudar o nome da Petrobrás, querendo transformar a Petrobrás em Petrobrax. Essa seria a grande obra do governo anterior. Queriam mudar o nome da companhia, tirar o Brasil do nosso nome.

“O que o governo Lula fez foi retomar a posição da Petrobrás a favor do Brasil. O que nós, diretores e membros, fizemos foi destampar uma panela de pressão, em que as equipes da Petrobrás estavam sendo asfixiadas para não trabalhar pelo Brasil. Com a ascensão do governo Lula, e com a nomeação da nova diretoria, o que foi feito foi recolocar as equipes para trabalhar em favor do Brasil. E o primeiro resultado foi logo a descoberta do pré-sal.

“Então, recebo com muita humildade, porque eu sei que sou apenas uma parte e um componente de nossas equipes que, por seu trabalho e competência, acabaram por descobrir o pré-sal e colocar o pré-sal à disposição do acionista majoritário, o governo brasileiro, que logo compreendeu, na figura do presidente Lula e da ministra Dilma, a importância que a descoberta tinha para o Brasil e propuseram, ao Congresso Nacional, a mudança da Lei de Concessão - que dá ao concessionário a propriedade do petróleo descoberto -, mudança que nessas circunstâncias novas dá ao Estado brasileiro a condução da política petrolífera brasileira.

“Voltando aqui ao evento, eu também participo e vejo com enorme satisfação no PPL a presença das mulheres, da mulher brasileira, junto conosco, lutando para a construção de um Brasil melhor, mais justo e mais equânime para nossos filhos. Como também vejo com enorme satisfação a presença dos jovens.

“Um dos grandes desafios daqueles que defendem o socialismo é chamar os jovens, convencer os jovens de que o socialismo realmente é um regime mais justo, com uma visão de família, de país, de um mundo igualitário e equânime que dê oportunidades iguais a todos. É com muita satisfação, eu que já vou para meus 70 anos daqui a algum tempo, ver que está nas mãos desses jovens a continuidade da construção deste grande país que nós queremos.

“Por fim, quero dizer que estas eleições são decisivas para este Brasil que nós queremos. Porque os oito anos do governo Lula, como já foi dito aqui, modificaram o Brasil, recolocando este país no caminho que é o nosso destino; não uma grande potência militar, mas um grande país solidário e fraterno, com suas riquezas e com nosso povo diverso, com todas as etnias que constituem nosso DNA, contribuindo efetivamente para a paz mundial e para uma sociedade humana e que este planeta seja mais fraterno e solidário com todos nós. Essa eleição é decisiva porque o povo brasileiro estará escolhendo não entre o candidato do passado e a ministra Dilma, mas também estará escolhendo entre o Brasil e o anti-Brasil. Porque o governo passado defendia o anti-Brasil e não é isso que nós queremos para o povo e para estes jovens que estão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário