segunda-feira, 3 de maio de 2010

agenda negra

“O pior crime que o branco cometeu foi ter-nos ensinado a odiarmo-nos”.
Malcolm X

“Aonde anda a “democracia racial” que não permite uma postura crítica ou reivindicativa no tocante à questão racial, sem que sejamos tachados de racistas ao contrário.”
Alagbara

“O racista é uma pessoa capaz de enlouquecer de histeria ante a idéia de estabelecer contato de igualdade humana com os negros.”
Robert F. Williams

“[...] no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – A FOME.”
Carolina Maria de Jesus

“Rechaço o individualismo porque pertenço a todos os negros. Sou José o peão, João o porteiro e Moises o mineiro. Quando estão em apuros estou também.”
Maulana Ron Karenga

Maio:
Datas Importantes:

1º - Dia Internacional do Trabalhador
13 – Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.
- Circular nº. 29, emitida pelo Ministério da Fazenda, onde mandava queimar os
documentos sobre a escravidão, em 1891.
- Nasce Afonso Henrique de LIMA BARRETO, em 1881, uma das maiores expressões da literatura brasileira.
- Nasce Steveland Morris (Stevie Wonder), em 1950.
21 – Dia Internacional de Libertação Africana.


22 – Morre Laudelina Campos Melo em 1991. Fundadora da primeira associação de
trabalhadoras domésticas na cidade de Santos (SP) em 1936.
25 – Dia da Libertação Africana.
- Dia de Solidariedade aos Povos da África Austral, instituído pela ONU, em 1972.

Você Sabia? Que:
Benjamim de Oliveira, palhaço, ator, cantor, instrumentista e compositor, nasceu em Pará (atual Pará de Minas) MG em 1870, e faleceu no Rio de Janeiro RJ em 3/5/1954. Abandonou o lar ainda menor de idade e juntou-se à troupe do Circo Sotero, atuando em números de trapézio e de acrobacia. Estreou como palhaço no circo de Frutuoso Pereira (Rua João Alfredo, Várzea do Carmo, São Paulo SP), por volta de 1889. As primeiras apresentações foram vaiadas. Depois de trabalhar em vários circos, adquiriu experiência bastante para atuar como palhaço do Circo Caçamba, então armado na Praça da República, São Paulo. Aí trabalhou aproximadamente três anos, e, em 1893, obteve o lugar de palhaço principal do Circo Spinelli, famoso na época, no qual encenou quadros cômicos extraídos de operetas e peças burlescas. Na Semana Santa, representou o papel de Cristo, com o rosto pintado de branco, uma vez que era negro. O sucesso dessa idéia de conjugar teatro com circo abriu caminho para a popularização de clássicos, como Otelo, de William Shakespeare (1564-1616), e A Viúva alegre, de Franz Lehár (1870-1948), em que reservava para si os principais papéis masculinos. Nos entreatos cantava lundus, chulas e modinhas, especialmente de seu amigo Catulo da Paixão Cearense acompanhando-se ao violão. Deixou gravadas algumas músicas na Columbia, por volta de 1910, como o monólogo Caipira mineiro, os lundus As comparações e O baiano na rocha, este em duo com Mário Pinheiro.
.Em reunião realizada no dia 18.05.1950, foi criado o Conselho Nacional das Mulheres Negras, no Rio de Janeiro.
.No Ato Público contra o Apartheid, na Catedral da Sé, em São Paulo, realizado no dia 20.05. 1987, esteve presente o arcebispo anglicano Desmond Tutu.
.Garrett Morgan (1877-1894) inventou o primeiro semáforo automático em 1923 depois de ter presenciado uma batida entre um automóvel e uma carroça.


.General Antonio Maceo y Grajales (Santiago de Cuba, 1845 - Punta Brava, Cuba, 1896) Militar e patriota cubano. Veterano da Guerra dos Dez Anos (primeira guerra de independência cubana liderada pelo legendário Carlos Manuel de Céspedes), destacou-se já nesse evento por ter protagonizado o chamado Protesto de Baragúa (nome dado a ordem de desobediência dada pelo General Maceo em relação a Pacto de Zanjón, por este não contemplar nenhuma exigência dos Mambises).Recebeu a alcunha de Titan de Bronze de seus homens por ter se recuperado das várias vezes em que se feriu em combate.Findando a guerra parte para o exílio na Costa Rica, até ser contatado por José Martí que o queria como um dos líderes para a derradeira Guerra de 1895. Na guerra tendo Martí já falecido, organizou com Máximo Gomez a invasão do ocidente cubano, levando a guerra a um lugar jamais sonhado. Morreu no combate de San Pedro, Havana, em 7 de dezembro de 1896, com a patente de Major-General e o cargo de segundo chefe do Exército Libertador Cubano.




Bi Olorun ba fe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário