quinta-feira, 1 de abril de 2010

Morre o cantor e compositor paraense Vavá da Matinha.


A cultura paraense e brasileira perdeu na madrugada desta última quarta feira (31/03) o cantor e compositor Osvaldo de Oliveira, mais conhecido como Vavá da Matinha. O artista paraense estava internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Ophir Loyola desde o dia 10 de março, com diagnóstico de AVC, pneumonia e problemas cardíacos. Sua morte ocorreu às 5h45. Na década de 50, o artista fez grande sucesso nos programas de auditório de Belém. Vavá da Matinha foi um dos precursores da música “brega paraense” e considerado o responsável por abrir as portas para inúmeros cantores e grupos musicais como a banda Calypso. Era muito conhecido por suas canções regionais que faziam alusão ao Pará. Nas décadas de 60 e 70, o artista era destaque no forró juntamente com Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Sua colaboração com a cultura paraense é de extrema importância desde a década de 50, pela variedade de ritmos, poesia e regionalismo. Vavá da Matinha morre aos 73 anos deixando saudades e um legado cultural pertencente a todo o povo brasileiro.

Canção "Só castigo" de Osvaldo de Oliveira:
http://www.youtube.com/watch?v=YLNKrxhQAGo
"Ali está Aquele amor que pertenceu a minha vida. A quem outrora eu chamava de querida Fiquei surpreso, quando aqui lhe avistei. Ali está Distribuindo seu amor neste recinto. Tudo é verdade, pois crer, pois eu não minto. Ali está a mulher que eu tanto amei. Agora ela está como queria. Com a vida que ela pediu a Deus. Pois eu lhe dava o pão de cada dia. Não posso perdoar os erros seus. Repare como ela está chorando. Mandou-me um recado por um amigo. Pra mim ela é de gelo. Não ouço mais apelo. Voltar com ela, só sendo castigo."

Cultura no PAC 2


Cultura no PAC 2
Uma das metas do Programa é a implantação de 800 praças com equipamentos culturais

A segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - período de 2011 a 2014 - incorporou projetos da área cultural. Lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira, 29 de março, em Brasília, o PAC 2 prevê a construção de 800 praças com equipamentos culturais, além de outros serviços à população. O modelo levado pelo Ministério da Cultura à Casa Civil é o dos Espaços Mais Cultura.

As praças terão investimento total de R$ 1,6 bilhão e contarão com cineteatros, bibiotecas, anfiteatros, telecentros, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, pistas de skate, kits básico esportivo, equipamentos de ginástica, ginásios poliesportivos, espaços criança, pistas de caminhada, quadras de areia para vôlei e futebol, vestiários e espaços para a terceira idade.

Para o secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, o PAC 2 reconhece a importância da Cultura como uma necessidade básica dos cidadãos. “A participação da Cultura no PAC reflete a compreensão do Governo Lula sobre o papel da Cultura, para melhorar a qualidade de vida da população, que é o objetivo final dos investimentos em infraestrutura.”

Por sua vez, a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, destaca que o PAC 2 garante uma visão mais humana do desenvolvimento, ao integrar investimentos em infraestrutura com políticas sociais. “A população necessita de saneamento básico, habitação e rodovias, mas também precisa ter acesso à Cultura. A Cultura combate a violência, dinamiza a economia e promove o desenvolvimento humano.”

O primeiro Espaço Mais Cultura, que serviu de inspiração para a parte cultural da ação, é o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza - Cuca Che Guevara, localizado na Barra do Ceará e inaugurado em setembro do ano passado. Com mais de 14 mil m² e capacidade para atender 3.500 jovens por dia, o espaço já é considerado o maior equipamento cultural público da América Latina. A unidade conta com um cineteatro, ginásio de esportes, campo de futebol, piscina olímpica, rádio escola, dentre outras áreas, construídos especialmente para o atendimento de adolescentes e jovens.

Saiba mais: Primeiro Espaço Mais Cultura e Mais cultura para jovens de Fortaleza.

Cultura no PAC 1 - Além de Fortaleza, o Ministério da Cultura está investindo na construção de espaços culturais em áreas de intervenção na primeira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As unidades que estão em fase de implementação no PAC 1 são em Recife, Curitiba, Florianópolis, Brasília, São Luís, Natal, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas, Salvador, Maceió, Teresina e Santos. O objetivo é promover o acesso da população a equipamentos e serviços culturais de qualidade em áreas de vulnerabilidade social.