quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SEMINÁRIO PARA JURADOS

Na noite desta quarta-feira, 27, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realizou a abertura do Seminário para Jurados do Carnaval da Amazônia – Todos os Ritmos, Uma Só Alegria. O evento faz parte dos preparativos para os Concursos de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos realizados pela Prefeitura de Belém durante a folia de Momo. Na programação, palestras de esclarecimentos sobre os quesitos que serão avaliados na avenida e a apresentação dos enredos que serão utilizados pelas agremiações. O Seminário para Jurados acontece até o dia 4 de fevereiro, no Núcleo de Informática de Educação (Nied), na Travessa Padre Eutíquio, n.º 1900.

A primeira noite do seminário foi aberta com palestra inaugural do músico Elias Hage que falou sobre os quesitos Bateria, Samba Enredo e Samba de Avenida. Logo após, foi a vez do arquiteto e professor de artes visuais Néder Charone esclarecer sobre Fantasia - Alegoria e Baianas. Segundo o jurado Gleyson Almeida, o seminário é muito importante para a lisura do concurso, pois é o momento em que as dúvidas devem ser sanadas. Gleyson é ator e trabalha como jurado há 3 anos, na avenida irá avaliar o quesito Porta-Estandarte. “Para ser um porta-estandarte nota 10 é preciso ter samba no pé, conduzir o adereço de forma majestosa, ter simpatia, garra e amor pela escola que representa”, avaliou.

Compartilhando da mesma opinião do ator-jurado está o tesoureiro e diretor de bateria da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, José Roberto Teixeira, que destacou a importância do seminário para conhecer aqueles que irão compor o corpo de jurados do concurso. “Precisamos compartilhar com essas pessoas o que aprendemos e valorizamos em um desfile de carnaval. O seminário é uma ajuda para que a nota máxima não seja banalizada”, comentou o carnavalesco que há 39 anos “adotou” os desfiles do Racho como uma de suas paixões.

Nesta quinta-feira, 28, as palestra serão proferidas pelo mestre em sociologia e pesquisador da cultura do Pará, Mário Gouveia, e pela professora de educação física e dança, Edith Marques, que irão abordar os quesitos: Conjunto, Evolução, Harmonia, Empolgação, Comissão de Frente, Grupo de Apresentação, Mestre-Sala e Porta Bandeira, e Porta Estandarte.

A partir de amanhã (28) até a próxima quinta-feira (4), o seminário abre sua programação para as Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Belém, Icoaraci e Outeiro, que irão apresentar seus enredos para o corpo de jurados.

ARRASTÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA

Secult e ESA promovem Arrastão das Escolas de Samba neste domingo, na Praça da República

Neste domingo, 31 de janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Escolas de Samba Associadas (Esa), entidade, realizam o Arrastão das Escolas de Samba do Grupo Especial, ainda na programação do Aniversário de Belém da Secult. No cortejo, as agremiações devem apresentar todas as novidades previstas para o desfile do Carnaval 2010.

O arrastão deve se concentrar às 9 h, da Escadinha ao lado da Estação das Docas, de onde segue até a Praça da República, às 10 h. Ali, a programação segue no anfiteatro da praça. Participarão do arrastão todas as escolas do primeiro grupo: Alegria, Alegria; Bole-Bole; Deixa Falar; Quem São Eles; Piratas da Batucada; Rancho Não Posso Me Amofiná e Embaixada de Samba Império Pedreirense.

Segundo Alex Meireles, presidente da Esa e do Império Pedreirense, a parceria entre a Secult e a entidade, garante a popularização do desfile desse ano. “Vamos levar as baterias, mestre-sala e porta-bandeira, brincantes. Assim, quem não conhece o samba enredo de 2010 da sua escola de coração, vai conhecer”, afirmou. “Assim, levamos também o lazer e o samba para a Praça da República”.

Puxirum - Por toda cidade, a cultura estará presente neste mês de janeiro, em que Belém completa 394 anos de história, com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promovendo mais uma edição do Puxirum – Aniversário de Belém 2010. Nas praças de Belém e nos espaços culturais, a cultura se destaca pela diversidade de manifestações presentes em toda a programação da ação.

Em Tupi Guarani, a expressão Puxirum significa cooperação, união, mutirão, coletividade, partilha e ajuntamento de pessoas. E é realizado pela Secult, em parceria com os outros órgãos do Estado como a Fundação Curro Velho, Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), Fundação Carlos Gomes e Instituto de Artes do Pará (IAP).

Serviço:

Arrastão das Escolas de Samba – Programação do Aniversário de Belém 2010. Domingo, 31 de janeiro, com concentração a partir das 9h, na Escadinha da Estação das Docas. Realização: Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Escolas de Samba Associadas (ESA).

SAMBA DEIXA FALAR

Na revoada da passarada
voa, voa Deixa Falar
aqui, nesta aldeia encantada
Fala mais alto a Cultura do Pará. (refrão)

Desfilando em poesia
outra vez Deixa Falar
balança a bandeira da arte
flor genuína do Pará

No glamour do Teatro da Paz
neoclássicos divinais
mostra a platéia burguesa
gastando as riquezas dos nossos seringais

Traz das coxias o passarinho real
Papaegueno.... o nosso personagem principal

Entre o erudito e o popular
Cidade Velha da um grito de vitoria
Eh a gloria Deixa Falar, recriar....
a Flauta Magica de Mozart. (refrão)

opera, Boi-Bumbá
reluz a cena num só destino
fazendo o povão interpretar
encanto dos pássaros juninos

Vamos preparar o arraiá
pra brincadeira
quadrilha de São João
eu vou soltar balão.... pular fogueira

Depois admirar o pássaro bailar
mesmo sem lugar pra pousar eh bom sonhar
e acordar no São Cristóvão Cultural
ninho de grandes estrelas
que brilham no meu carnaval.
. Visite o site http://www.overmundo.com.br/banco/samba-da-deixa-falar-2010-opera-de-sao-joao-passaros-de-cordao. ouça...ashé