Todo Terreiro, Ilê,Ylê, Seara, Roça ou Casa de Mina, Umbanda, Ketu, Angola, Jurema, D’je D’je ou..outra denominação afro, possui um ritual e embora estes rituais se modifiquem, é necessário que haja disciplina para realizar uma gira, ou seja, NORMAS CONHECIDAS POR TOD@S desde @ dirigente ao iniciand@ que acabou de entrar. Este/a deve ser orientad@ ao máximo possível:
- com a relação a sua postura dentro do terreiro, , Ilê, Seara, Roça ou Casa;
- bem como suas obrigações e deveres para com seus irmãos;
- e claro, as normas básicas de respeito, tratamento e,
- conhecimento correto de quem são nossos mentores espirituais.
· O primeiro é ter respeito por tudo e por todos tem que ser o Dirigente e os filhos mais velhos (pois estes conhecem bem o interior de uma casa)
· Aquele que está se iniciando deve ter em seu dirigente um exemplo, uma meta a ser atingida (é claro que nenhum dirigente deve se torna “santo”, nem seus filhos serem forçados a virarem “ovelhinhas”. No terreiro , Ilê, Seara, Roça ou Casa. Cada um deve ser o que é, sem máscaras, sempre visando à auto-melhora, o auto conhecimento).
A Mina, Umbanda, Ketu, Angola, Jurema, D’je D’je e etc.. nos ensina que cada um é o que é, cada pessoa sabe em seu intimo quais são seus processos de ação e reação, infelizmente quase todos nos escondemos de nós mesmos, por falta de coragem de olharmos no nosso espelho interior, vermos nossos defeitos para podermos dar o primeiro passo para mudança. Para isso contamos com o auxilio fraternal das Entidades de Aruanda e também os conselhos dos Pais e Mães de Santo, Iyás, Tátas e M’ametus experientes e sincer@s.
Mostrar o caminho não significa decretar, QUE A RELIGIÃO NÃO AGRIDE AS CONSCIÊNCIAS, NÃO VISA TORNAR NINGUÉM INFELIZ OU VAZIO DE RELIGIOSIDADE.
Por isso é importante @ Dirigente observar que se um/a nov@ integrante da corrente veio de outra religião e naquele momento de sua vida deseja abraçar a que se est, não é de repente que essa pessoa vai esquecer a fé que moveu por dentro durante tanto tempo.
O/A VERDADEIR@ RELIGIOS@ RESPEITA OS CREDOS E SABE QUE A MESMA FÉ QUE O FAZ AMAR SEUS, ORIXÁS, VODUNS, INKISES, GUIAS E CABOCLOS PROTETORES, FAZ UM CATÓLICO AMAR SUA IGREJA, OU UM MUÇULMANO AMAR ALÁ.
Com relação à conduta dos médiuns para com as entidades, a Religião tem por norma seguir os seguintes tópicos:
1) O/A médium de verdade deve ter em mente que todos são iguais (se há diferenças na hierarquia é porque os que chefiam, são as que mais trabalham e menos falam…).Isto quer dizer que os médiuns não devem sequer pensar que sua entidade, seu orixá, seu inkisse ou seu vodun, é melhor que do seu irmão. Essas entidades preferem que seus filhos falem menos e trabalhem mais pelo seu próximo.
2) Não há necessidade de “chamar” seu protetor em qualquer hora ou lugar, principalmente evite falar da sua mediunidade em bares, ou na rua. As coisas da espiritualidade deve ser discutidas na tranqüilidade, e com pessoas que queiram falar sobre o assunto.
3) Nunca fale mentiras ou cometa erros em nome de seu orixá, inkice, vodun ou caboclo, pois nenhuma entidade acoberta isto ou aquilo dos seus “cavalos”.
4) Não é em todo lugar que os nossos protetores “baixam”, nem todo lugar é sagrado e num ambiente pesado, não há a mínima vibratória para sua atuação.
6) Nunca desobedeça as ordens da sua entidade, nunca queira fazer algo que você ache que ela faria. Espere sua orientação.
Com isso, espero que tod@s reflitam.
Ashé, Àsé, Axé e Saravá!!