O samu-192 possui 17 ambulâncias doadas pelo ministério da saúde de acordo com o contingente populacional, sendo 13 USBs (Unidade de Suporte Básico) e 4 USAs (Unidade de Suporte Avançado) e cada uma destas ambulâncias recebe um valor do ministério da saúde para sua manutenção, ou seja, aproximadamente 30 mil para cada USB e 40 mil para cada USA. A prefeitura só teria que administrar o recurso com competência, responsabilidade e honestidade que nunca faltaria ambulância na rua para atender a população.
Mas competência, responsabilidade e honestidade não fazem parte do dicionário do prefeito Duciomar, principalmente honestidade. O prefeito, sem se importar com as leis máximas do nosso país, vai terceirizar as ambulâncias do SAMU e sua coordenação de infra-estrutura, com toda sua cara de pau, vai passar para a iniciativa privada o rumo de um programa nacional que recentemente doou para os municípios paraenses mais de cinqüenta ambulâncias, fortalecendo a política nacional de urgência e emergência, indo na contra mão da história, e o que é pior, informações dão conta de que a empresa contratada é de seu sobrinho Saulo Costa.
Ele pode até querer justificar dizendo que com a iniciativa privada a gestão pode ficar mais eficiente, mas como pode isso acontecer? Já que a gestão dele não funciona como prefeito, como pode funcionar como iniciativa privada? E se funcionar, é porque o sucateamento do serviço foi de propósito, para justificar a terceirização e sua empresa crescer com o dinheiro dos cofres públicos. Outra pergunta que não quer calar é a seguinte: por que pagar por um serviço já que o tenho de graça? A prefeitura recebe ambulâncias doadas pelo ministério da saúde e mais recurso para mantê-las funcionando, então, para quê pagar por ambulâncias particulares, se posso ter ambulância de graça e ainda receber por isso? A resposta é simples, para enriquecer ainda mais! Pois, assim como já acontece com a alimentação dos prontos socorros que é fornecida pela empresa dele, como acontece com a Belém ambiental que também tem ligação com ele, a empresa prestadora de serviço que vai gerenciar o SAMU, também é dele, com isso todos os serviços da prefeitura terceirizados por ele serão de empresas dele. Sabe o que vai acontecer? O prefeito vai pegar o dinheiro vindo do ministério da saúde, vai pagar pra ele mesmo fazer, como iniciativa privada, o que ele deveria fazer como gestão, isso se fizer, pois ele mesmo vai se fiscalizar, este cara é um mestre dos pilantras.
A resposta para a eficiência do serviço público não está na terceirização e sim na competência de gerenciar os recursos públicos, pois dinheiro não falta, o governo federal repassa religiosamente os recursos, assim como o governo do estado; não sou petista, mas as verbas vêm o que falta é competência e honestidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário