quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SEMINÁRIO PARA JURADOS

Na noite desta quarta-feira, 27, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realizou a abertura do Seminário para Jurados do Carnaval da Amazônia – Todos os Ritmos, Uma Só Alegria. O evento faz parte dos preparativos para os Concursos de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos realizados pela Prefeitura de Belém durante a folia de Momo. Na programação, palestras de esclarecimentos sobre os quesitos que serão avaliados na avenida e a apresentação dos enredos que serão utilizados pelas agremiações. O Seminário para Jurados acontece até o dia 4 de fevereiro, no Núcleo de Informática de Educação (Nied), na Travessa Padre Eutíquio, n.º 1900.

A primeira noite do seminário foi aberta com palestra inaugural do músico Elias Hage que falou sobre os quesitos Bateria, Samba Enredo e Samba de Avenida. Logo após, foi a vez do arquiteto e professor de artes visuais Néder Charone esclarecer sobre Fantasia - Alegoria e Baianas. Segundo o jurado Gleyson Almeida, o seminário é muito importante para a lisura do concurso, pois é o momento em que as dúvidas devem ser sanadas. Gleyson é ator e trabalha como jurado há 3 anos, na avenida irá avaliar o quesito Porta-Estandarte. “Para ser um porta-estandarte nota 10 é preciso ter samba no pé, conduzir o adereço de forma majestosa, ter simpatia, garra e amor pela escola que representa”, avaliou.

Compartilhando da mesma opinião do ator-jurado está o tesoureiro e diretor de bateria da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, José Roberto Teixeira, que destacou a importância do seminário para conhecer aqueles que irão compor o corpo de jurados do concurso. “Precisamos compartilhar com essas pessoas o que aprendemos e valorizamos em um desfile de carnaval. O seminário é uma ajuda para que a nota máxima não seja banalizada”, comentou o carnavalesco que há 39 anos “adotou” os desfiles do Racho como uma de suas paixões.

Nesta quinta-feira, 28, as palestra serão proferidas pelo mestre em sociologia e pesquisador da cultura do Pará, Mário Gouveia, e pela professora de educação física e dança, Edith Marques, que irão abordar os quesitos: Conjunto, Evolução, Harmonia, Empolgação, Comissão de Frente, Grupo de Apresentação, Mestre-Sala e Porta Bandeira, e Porta Estandarte.

A partir de amanhã (28) até a próxima quinta-feira (4), o seminário abre sua programação para as Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Belém, Icoaraci e Outeiro, que irão apresentar seus enredos para o corpo de jurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário